Mercado de suco cresce onde indústria carece de logística

O consumo de suco de laranja vai seguir a mesma linha de mudança do eixo do crescimento econômico mundial e irá avançar em países em desenvolvimento, como China, Índia e outras regiões da Ásia, além de América Latina e Caribe. São áreas, no entanto, onde a indústria brasileira da bebida, responsável por três de cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, não tem logística.

 Além dos terminais de exportação no Brasil, toda a infraestrutura das processadoras para a importação, criada no século passado, está nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália, tradicionais consumidores da bebida. Os terminais de suco a granel, que exigem investimento de até US$ 250 milhões, estão localizados em regiões onde o consumo mundial está estagnado,ou em queda, desde 2003.

 Dados da consultoria brasileira Markestrat apontam que a demanda em um grupo de 40 países importadores da bebida brasileira não sai do intervalo de 2,25 milhões a 2,4 milhões de toneladas de suco concentrado e congelado por ano.

 Mas, na visão da Coca-Cola, quando levada em conta a demanda esperada nos países em desenvolvimento,“são imensas” as perspectivas até o final da próxima década para o mercado de suco em geral, do qual o de laranja responde por 35%.

 Fonte: Correio Popular

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *