Plano Mobilidade SC auxiliará na promoção do modal de transporte de cabotagem para a indústria catarinense

Especialista em Logística e diretora da Pratical One, Clara Rejane Scholles, executou estudo em parceria com a Fiesc

Nesta quarta-feira, 26 de junho, a partir das 13h30, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promove o lançamento do Plano Mobilidade SC Etapa 1 – Zona Litorânea. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções do Sistema Fiesc, em Florianópolis, contará com o seminário ‘A cabotagem no contexto logístico’.

A Fiesc realizou o estudo, cuja execução ficou sob a responsabilidade da especialista em logística e diretora da Pratical One, Clara Rejane Scholles. O resultado, que inclui pesquisa respondida pela indústria catarinense, será apresentado durante o seminário, a partir das 14h10, por Clara Rejane, intitulado como ‘Cabotagem: alternativa para a melhoria da mobilidade e competitividade’.

Segundo a diretora da Pratical One, o documento faz uma abordagem tanto do lado do embarcador (demanda), quanto do armador (oferta) e entre os objetivos estão: a promoção do modal de transporte de cabotagem para alavancar a competitividade, a sustentabilidade energética, ambiental e social e, por fim, a melhoria na mobilidade. “A cabotagem é o modal de transporte que mais rapidamente consegue reduzir a dependência do modal rodoviário na matriz de transportes brasileira. A estrada marítima está pronta e os investimentos previstos pelos operadores até 2015 vão rapidamente aumentar a capacidade de carga. Traz eficiência para a logística pela redução de emissões de poluentes, diminuição do custo do transporte e aumento da segurança e integridade da carga”, ressalta Clara.

Somente em Santa Catarina estão em operação cinco terminais de contêineres: Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba, distribuídos entre os 500 quilômetros de costa catarinense.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *