Embraport inicia operação
Localizado em Santos (SP), o terminal concluiu nesta tarde a sua primeira operação comercial.
A Embraport, empresa da Odebrecht TransPort e DP World, responsável pelo mais novo terminal portuário privado do Brasil, iniciou hoje (03/07), oficialmente, as suas operações comercial, dentro das condições da nova Lei dos Portos, recentemente aprovada pelo Congresso, proporcionando maior oferta de capacidade e aumento da competitividade dos portos brasileiros.
As atividades no terminal da Embraport começaram com a escala do navio Mercosul Manaus, a primeira embarcação comercial a atracar no terminal, operando transporte marítimo de cargas de cabotagem (navegação entre portos brasileiros).
“O início das operações da Embraport foi bem sucedido graças aos preparativos e apoio dos órgãos governamentais e das empresas de navegação”, destaca Ernst Schulze, presidente da Embraport. “O terminal é um dos mais modernos da América do Sul e contribuirá de maneira significativa para o incremento das movimentações do Porto de Santos”, completou o executivo.
“Estamos dando a nossa contribuição para a modernização dos portos brasileiros e uma demonstração de confiança no potencial de crescimento do nosso país”, disse Paulo Cesena, diretor executivo da Odebrecht TransPort.
O navio que inaugurou as atividades no novo terminal, o Mercosul Manaus, operado pela Mercosul Line em parceria com a Login, tem 210 metros de comprimento e capacidade para 2.500 TEUs. Ao todo 271 contêineres foram embarcados, sendo 13 reefers (com cargas congeladas). O trabalho de embarque envolveu 60 integrantes do terminal e foi realizado em nove horas.
Além do Porto de Santos, o Mercosul Manaus atende os Portos de Manaus, Suape, Paranaguá, Itajaí e Itaguaí. Este serviço operará escalas semanais no novo terminal.
A partir de agosto, a empresa receberá também navios que atendem as rotas entre a América do Sul e o Extremo Oriente.
Localizado ao lado do terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, entre os rios Diana e Sandi, o terminal tem uma posição privilegiada. Além da via marítima, possui acesso pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, mais conhecida como Rodovia Piaçaguera-Guarujá. Seu terreno é cortado por uma linha férrea, facilitando o transporte de cargas por esse tipo de modal. O investimento total no empreendimento é de R$ 2,3 bilhões. O início das operações contribuirá para o desenvolvimento e competitividade do País, bem como para a geração de emprego e renda na região de Santos.
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