Gigante do setor de nutrição inaugura centro de pesquisa em Hortolândia

Com investimento de US$ 4,7 milhões, a multinacional norte-americana ADM (Archer Daniels Midland) inaugurou nesta quarta-feira um Centro de Inovações, em Hortolândia. O objetivo é testar e desenvolver soluções e ingredientes para empresas parceiras que fornecem alimentação e bebidas ao consumidor.

A ADM produz há 75 anos proteína e produtos à base de soja e milho, além de nutrição animal para empresas. Só nos últimos oito anos a multinacional adquiriu 32 marcas, das quais 27 ligadas à área de nutrição.

A companhia é responsável por produzir em plantas espalhadas pelo País e na América Latina, aromas para bebidas, extratos botânicos, além de proteínas para o setor de nutrição humana, visando a sustentabilidade.

De acordo com a empresa, o local escolhido para a instalação do Centro de Inovações, de 1.200 m², é estratégico.

“Estamos em um polo de inovação que existe na região de Campinas e próximos dos aeroportos, até porque, nós seremos o ponto central para a América Latina, queremos facilitar nossos clientes, colegas e parceiros”, explicou a líder de área técnica da ADM na América Latina, Andréa Lunardini.

Ainda de acordo com ela, a região facilita o contato com grandes universidades. “Queremos projetos de parceria. Cada vez mais queremos estar dentro das universidades, e tê-las aqui”, concluiu nesta quarta.

O novo centro vai permitir simular os processos da indústria a partir de novos desenvolvimentos, e fazer com que os clientes cheguem antes nas gôndolas dos supermercados com produtos líderes de mercado.

“A nossa contribuição é: primeiro ter pessoas com competência, em segundo, instalações que permitam testes e, em terceiro, ter à disposição do cliente uma prateleira cheia de ingredientes que precisa”, comentou Roberto Ciciliano, presidente de Food da ADM na América Latina.

Em visita ao centro nesta quarta-feira, a reportagem do JORNAL LIBERAL visitou os laboratórios de testes, de pesquisa e de desenvolvimento, além de sala sensorial, auditório e o centro culinário da ADM.

“Hoje vemos que a inovação vem da indústria de ingredientes. Esse centro era o que faltava para a ADM na América Latina, a gente vinha trabalhando, entregando toda inovação, de uma forma mais humilde e modesta, pelo fato de não termos essa instalação. Então, acho que ela brinda esse momento”, disse Andréa.

Hoje com 22 profissionais, a projeção da empresa é ter 40 no local até 2025.

fonte: https://liberal.com.br