RODA VIVA – Mudanças de profissionais no mercado agitam comércio exterior regional. Confira!

Algumas mudanças recentes de profissionais no mercado agitaram o comércio exterior no Estado de São Paulo. O Portal GPA LogNews traz as novidades. Confira!

-Horácio Leite se desliga da AGL Cargo e assume posição na Samsung SDS Latin American, braço da empresa sul-coreana, responsável por operações logísticas e de comércio exterior.

-No marketing, duas saídas. Ana Matiolli, Supervisora de Comunicação na Tradeworks Serviços, deixa a empresa, após 06 anos. Karina Valente Gonçalves, Comunicação com o Mercado, também deixou a ELOG.

-Já Dircilene Aparecida dos Santos, após 14 anos na DHL, deixou a empresa e já está em atividade na congênere Panalpina.

-Quem também está de mudança é Marcus Navega, que deixou a Down Corning, após cerca de 15 anos em atividade. Navega ocupava o cargo de Gerente de Logística e Supply Chain na empresa. 

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Pesquisa realizada pela Thomson Reuters confirma: cresce preocupação de líderes, gestores e especialistas das áreas de tributos e comércio exterior em relação aos impostos brasileiros

Uma sondagem de opinião realizada na manhã desta terça-feira em São Paulo, durante o Synergy 2015, computou as opiniões de mais de 450 autoridades de regulação fiscal, consultores econômicos, líderes de opinião e especialistas da área tributária, contábil e de gestão do comércio exterior que atuam no Brasil.

Para 85% dos respondentes, a complexidade de impostos e tributos mantem alto impacto na agilidade e produtividade das empresas. E, quando perguntados sobre o que esperam em relação ao sistema tributário nos próximos 12-18 meses, 80% disseram acreditar que será ainda mais complexo.

Um total de 54% entende que as novas obrigações fiscais recentemente implantadas pelo Governo proporcionam alguns benefícios, mas, ao mesmo tempo, exigem muito investimento  para ter todos os processos perfeitamente ajustados. Já outros 36% não conseguem ver benefícios, apenas impacto de aumento de custos com infraestrutura e multas.

No item tecnologia aplicada à gestão fiscal, tributária e de comércio exterior, a grande maioria  dos respondentes (89%) entende que a tecnologia pode ser considerada uma aliada muito estratégica para driblar os desafios econômicos atuais. No que diz respeito às contribuições de sua aplicação nos processos das empresas, foram citados: maior precisão e compliance (48%); processos mais rápidos e assertivos (41%); mais controle sobre os resultados e métricas de avaliação (5%); colaboração/integração em ambientes globais  e desenvolvimento/satistafação das equipes (3%).

Para manter-se em compliance fiscal e tributário, 56% dos respondentes afirmaram que suas empresas adotam soluções e software que permitem uma gestão detalhada dos processos, e 22% investem em capacitação da equipe interna (cursos in company, cursos externos).

Dica da semana – RIYAD – Delivery é ótima pedida

A Dica da semana do RIYAD é o Riyad Delivery (Cambuí e Galeria Shopping).

Ligue e receba as delícias da Riyad em sua casa ou escritório! Consulte os horários e a disponibilidade de entrega para sua região.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

Hoje, já são mais de duas mil entregas por mês, através dos contatos Delivery Cambuí – Tel. 3254-3458 e, agora, Delivery Galeria – Tel. 3207-1995.

O endereço da Unidade Cambuí é na Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). A Unidade Galeria, fica no Shopping de mesmo nome, também em Campinas.

O Riyad possui também Espaço Kids, Espaço Eventos. Confira!

DSV confirma aquisição da UTi

negócio fechadoA empresa de logística dinamarquesa DSV, que já havia manifestado interesse em adquirir o grupo de logística UTi Worldwide, com sede nos EUA, no final de 2014, agora conclui a ação a um preço de cerca de US $ 1,35 bilhão.

A expectativa da DSV é de que o processo, após aprovação dos acionistas da UTi, seja concluído no primeiro trimestre de 2016.

Segundo também apurou com exclusividade o Portal GPA LogNews, no Brasil, o processo está para ser concluído e em breve o negócio será finalizado, pois faltam as aprovações apenas dos Conselhos Monetários de Defesa. A “marca” UTi seguirá ainda com a mesma bandeira.

A DSV procura expansão no mercado de carga aérea e marítima dos Estados Unidos e, segundo especialistas, a aquisição “tem um bom jogo geográfico para a DSV”. As companhias combinadas terão realmente uma presença geográfica mais equilibrada, com aproximadamente 61% da receita na Europa, Oriente Médio e Norte da África, 17% nas Américas, 16% na Ásia (APAC) e 6% na África

Se finalizar o processo de compra entre DSV e UTi, a DSV vai – além de seu próprio negócio com uma receita de USD 7,6 bilhões – assumir uma operadora logística com uma receita de USD 4,4 bilhões. A UTi alcançou esta receita no ano fiscal 2013/2014.

As duas empresas haviam combinado vendas de cerca US $ 13 bilhões em 2014 e terão juntas 44.000 funcionários em 84 países, 848 escritórios e 339 instalações de logística. A DSV disse que espera a margem de lucro da UTi para melhorar de modo que, em “longo prazo”, a nova empresa combinada irá fornecer as mesmas margens que a empresa dinamarquesa.

Fonte: Site DSV

ANTAQ anunciará 04 arrendamentos de áreas portuárias ainda em outubro

Anúncio inédito é feito no CIESP Campinas. Duas áreas para celulose serão em Santos (SP).

mario povia antaqO diretor geral da ANTAQ, Mario Povia, anunciou nesta quinta-feira, 15/10, em Campinas (SP), que lançará o primeiro edital de arrendamento de áreas portuárias. Serão 04 em outubro. Ao todo serão 50 áreas no Brasil.

Dos 04 arrendamentos iniciais, dois estão no Porto de Santos e serão destinadas à celulose. Os contratos serão de 25 anos e prorrogáveis por mais 25 anos.

O anúncio, citado como inédito pelo Diretor da ANTAQ, foi feito durante um encontro com empresários e executivos de comércio exterior e logística no CIESP Campinas. ”A riqueza desse encontro não está nesta apresentação, e sim, no diálogo a ser criado a partir desse encontro”, destacou Povia. “Precisamos reduzir o chamado custo Brasil”, finalizou o diretor da ANTAQ.