ZF Aftermarket adota nova tecnologia em CD no interior de SP com foco na otimização logística

A fim de proporcionar mais agilidade nas entregas ao setor de reposição no Brasil, a ZF Aftermarket iniciou a instalação de uma nova esteira seletora, 100% automatizada, em seu Centro de Distribuição instalado em Itu, SP.  O equipamento, também chamado de “sorter”, é utilizado para classificar e separar produtos com base em critérios específicos, como destino, rota ou pedidos de clientes.

A função principal da nova esteira seletora é agilizar e otimizar o fluxo de peças, garantindo que os produtos certos sejam direcionados para os destinos corretos de maneira mais eficiente e 30% mais rápida. “Essa tecnologia proporcionará uma melhoria significativa na velocidade e precisão do processo de distribuição de peças, contribuindo para uma operação mais eficiente aos nossos clientes”, afirma Bruno Silva, gerente sênior de operações da ZF Aftermarket.

De acordo com o executivo, o novo recurso está em expansão gradual de capacidade e a previsão é que atinja seu potencial integral de operação até o final deste ano.

O novo equipamento está instalado em uma área de 300 metros quadrados e sua aplicação se destina a 85% das peças armazenadas no CD – Centro de Distribuição, já que as peças de formatos maiores e acima de 11 quilos não são inseridas nesse processo, como por exemplo, transmissões e eixos. Atualmente o CD de Itu armazena um total de 23 mil itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW. A empresa possui uma das maiores operações do mercado de reposição do Brasil, movimentando mensalmente cerca de cinco milhões de autopeças. É importante mencionar, que este número não inclui o volume movimentado pela marca WABCO, também pertencente à ZF Aftermarket, cujo CD de peças está instalado em Campinas, SP.

O novo sorter foi inteiramente desenvolvido no Brasil após meses de pesquisa. Essas pesquisas tiveram como referência os maiores players de logística em atuação no País. Após a avaliação dos equipamentos em operação, a ZF decidiu importar parte do equipamento para evitar que as peças se acumulassem ao passar pela curva da esteira seletora, corrigindo imperfeições de esteiras já existentes no País e entregando ao processo ainda mais agilidade.

Para a operação, quatro rebocadores são utilizados para alimentar o sorter. Quando chegar a sua plena capacidade, a nova esteira seletora poderá classificar três mil volumes/hora, atendendo a uma necessidade diária de movimentação de 20 mil volumes em um turno, que seguirão na sua totalidade para o mercado de reposição de peças. Com isso, a operação será otimizada em mais de 30% para atender à crescente demanda de peças, tanto do mercado interno como externo.

Toda a movimentação do sorter é guiada por códigos de barras dos produtos, garantindo eficiência e precisão. De acordo com Bruno, todos os colaboradores foram treinados para operar com o novo sistema. “A nova linha é flexível e permite ajustes para atender a diferentes requisitos de logística. Há total confiabilidade no novo processo, que inclui dois tipos de conferências automatizadas, além de estar integrado ao sistema RFID – Radio Frequency Identification”, explica o executivo. Com isso, as etiquetas fixadas nas embalagens permitem que os produtos sejam rastreados ao longo de toda a cadeia de reposição.

“A digitalização vem transformando profundamente a operação logística da ZF Aftermarket e além de agilidade, trouxe inteligência, eficiência operacional e maior capacidade de responder rapidamente a desafios e mudanças no mercado”, conclui.

Fonte: Eae Máquinas

No caminho para início de vendas, Chinesa Neta já conta com um CD em S. B. do Campo (SP)

A chinesa Neta, uma marca do grupo Hozon New Energy Automobile, segue em passos firmes para iniciar vendas no Brasil já no próximo mês e a produção local entre o final de 2025 e início de 2026.

Além de apresentar os três primeiros modelos que serão comercializados aqui no Festival Interlagos 2024 realizado na semana passada – AYA, X e GT -, anunciou investimento em um Centro de Distribuição de Peças em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já em operação.

São 75 mil componentes em estoque para dar suporte à sua estreia no Brasil, com rede de concessionárias que já está sendo preparada para atender o público local. Até setembro serão 30 pontos em funcionamento, número que deve saltar para 70 já no ano que vem.

Três modelos 100% elétricos – Dos três modelos que serão vendidos no Brasil, dois estarão disponíveis localmente já a partir de setembro, os SUVs AYA e X, enquanto o esportivo GT só chega entre dezembro próximo e janeiro de 2025, quando serão divulgados seus detalhes e configurações.

Com 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,54 m de altura e porta-malas é de 335 litros, o compacto AYA chega na rede de concessionária Neta nas versões Comfort e Luxury, cujos preços só serão revelados por ocasião do lançamento público.

Conforme dados divulgados pela empresa no Festival Interlagos, a bateria do AYA é de 40,7 kWh, que garante alcance de 338 km (WLTP) ou 263 km (PBEV): “”O modelo tem eficiência energética de 0,42 MJ/km, segunda melhor classificação entre todos os modelos disponíveis no País”.

Com relação ao modelo X, a fabricante informa que o SUV de porte médio, também 100% elétrico, será comercializado internamente nas versões 400, 500 e 500 Luxury. Com tração dianteira, tem potência máxima de 120 kW (163 cv) e torque de 210 Nm (21,4 kgf.m).

Sua eficiência energética é de 0,54 MJ/km e  sua bateria pode chegar a 410 quilômetros (WLTP) ou 317 km (PBEV). “Trata-se da maior distância com uma única carga de bateria do segmento”, garante a Neta.

Com relação ao esportivo GT, a empresa revela que o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. É um cupê de duas portas e quatro lugares, com tração nas quatro rodas (AWD) e dois motores elétricos (um frontal e um traseiro) de 145 kW cada, totalizando 290 kW (394 cv) e 620 Nm (63,2 kgf.m) de torque.

Agências Reguladoras retomarão paralisação de 72 horas na segunda-feira(12)

Os servidores das agências reguladoras federais rejeitaram, em assembleia realizada nesta semana, a proposta de reajuste apresentada pelo governo em 29 de julho, durante a quinta reunião da mesa de negociação com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências). A proposta foi recusada por 99% dos votantes – com apenas oito votos a favor e 1.587 contra.

A decisão era esperada pelo Sinagências, já que, de acordo com o sindicato, a oferta do governo, que previa reajuste de 14,4% para os servidores do Plano Especial de Cargos e 23% para os da carreira, dividido em duas parcelas (2025 e 2026), não corresponde aos anseios da regulação federal e “não alcança nenhum item da pauta não-remuneratória e de fortalecimento das agências.”

Uma nova rodada de negociações já foi agendada pelo governo para o dia 13 de agosto, às 16h30, no bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A data foi confirmada na última sexta-feira (2) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após o Sinagências sinalizar pela rejeição da proposta formalizada na reunião do dia 29 de julho.

Paralisação de 72h – Na assembleia desta quarta, os servidores também aprovaram uma nova paralisação geral, de 72h, entre os dias 12 e 14 de agosto, que afetará serviços em todas as 11 agências reguladoras. Mobilizados em todo o país, os servidores esperam chamar a atenção da sociedade para a necessidade de valorização da Regulação federal, além de pressionar o governo a equiparar as carreiras das agências com as do Ciclo de Gestão.

De acordo com o Sinagências, a pauta remuneratória busca garantir o devido reconhecimento à categoria e o fim das disparidades apontadas por ministros do próprio governo em ofícios endereçados ao MGI. Até o momento, já declararam apoio às pautas da Regulação os ministros Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde) e Margareth Menezes (Cultura).

SINDASP = Recentemente o SINDASP foi notícia na Imprensa Nacional ao sair em defesa do comércio exterior brasileiro diante da mobilização da ANVISA. O Jornal Folha de SP (Coluna Painel) e o Portal Poder 360 – mídias de destaque nacional – trouxeram no final de junho as informações do Ofício protocolado pelo SINDASP para os Ministérios de Interface do tema, além da própria Anvisa.

O tema explorado pela mídia nacional, foi a pronta resposta do SINDASP diante de uma operação-padrão da ANVISA, que já causa prejuízos ao mercado e na eminência de uma greve no futuro, em um cenário mais pessimista.

Sempre importante lembrar, que o movimento é representado pelas 11 Agências Reguladoras Federais, quais sejam: ANA, Anac, Anatel, Ancine, Aneel, ANM, ANP, ANS, Antaq, ANTT e Anvisa.

Com informações: SINDASP

Estão abertas as inscrições para o evento ANVISA em São Paulo

As inscrições para um evento gratuito da ANVISA, a ser realizado nos dias 26 e 27 de agosto, já estão abertas. O evento será oferecido tanto presencialmente, quanto de forma virtual. A ANVISA formatou este evento, que tem como objetivo principal os “Novos Procedimentos na GCPAF (Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados) e nos PAFS (Portos, Aeroportos e Fronteiras)”. O CNI em São Paulo será a Sede do Debate.

O Encontro, que conta com a organização do SINDASP e apoio de outras Entidades do setor, carrega atrativos para Despachantes Aduaneiros e profissionais do setor regulado de vigilância sanitária. Uma ótima oportunidade de se atualizar com as últimas tendências, em contato com especialistas da área.

As inscrições podem ser realizadas pelos seguintes links, sendo necessário o credenciamento em cada dia do evento, separadamente:

– Dia 26/08/2024: Link de inscrição

– Dia 27/08/2024: Link de inscrição

Não perca esta oportunidade de atualização e networking! Marque na sua agenda e participe!

Serviço: EVENTO ANVISA

Local: CNI-SP, Rua Surubim, 504, 9º andar
Horários:
26 de agosto: das 10h às 18h
27 de agosto: das 9h às 17h

Formato: Híbrido
Investimento: Público e Gratuito

Entidades Apoiadoras:
ABIA
ABIHPEC
ABHI
ABIFRA
ABIMED
ABIPLA
ABRAIDI
CBDL
SINDASP
SINDUSFARMA

Com informações: SINDASP

GRU tem mudanças na carga e o melhor mês de faturamento desde o início da Concessão em 2013

Terminal de Carga atingiu quase 700 mil toneladas nos último 12 meses

O Aeroporto Internacional de São Paulo divulgou os números da carga aérea internacional em junho. A exportação processou 15.913 toneladas, enquanto passaram pelos terminais de importação, 13.226 toneladas.

Recorde e mudanças – Após, a recente troca do Presidente da Concessionária GRU Airport, agora quem está de saída é o Gerente Comercial de Carga, Hugo Repolho, que deixou o cargo no início de agosto.

Após sua saída, despediu-se através de uma de suas mídias sociais, divulgando também números recentes do maior terminal cargueiro do Brasil. ”Deixo o GRU (Aeroporto de Guarulhos) após o melhor mês de faturamento de carga desde o início da concessão, e após atingir quase 700.000 toneladas de carga nos últimos 12 meses. Por isso, estou mais do que feliz e certo de que a equipe restante do GRU manterá o ritmo”, afirmou Repolho através do LinkedIn.